Telefone +55 (11) 4810-7575 | 0800 591 2403

Categorias | Carimbo do Tempo





GSCT - Gerenciador de Sistemas de Carimbo do Tempo

O GSCT gerencia clientes com suas aplicações ou servidores, onde eh possível implementar um controle sobre o serviço de carimbo do tempo personalizado e prover alta disponibilidade e balanceamento de carga para dois ou mais servidores de Carimbo do tempo.

Visão Geral 

Um carimbo do tempo aplicado a uma assinatura digital ou a um documento prova que ele já existia na data incluída no carimbo do tempo. Os carimbos de tempo são emitidos por terceiras partes confiáveis, as Autoridades de Carimbo do tempo – ACT, cujas operações devem ser devidamente documentadas e periodicamente auditadas pela própria AC-Raiz da ICP-Brasil. Os relógios dos SCTs devem ser auditados e sincronizados por Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SASs).

A utilização de carimbos do tempo no âmbito da ICP-Brasil é facultativa. Documentos eletrônicos assinados digitalmente com chave privada correspondente acertificados ICP-Brasil são válidos com ou sem o carimbo do tempo.

Comitê Gestor da ICP-Brasil – Entidade responsável pela implantação da ICP-Brasil. Estabelece políticas, critérios e normas de funcionamento que devem ser seguidas pelas entidades integrantes da ICP-Brasil. Audita e fiscaliza a AC-Raiz.

AC-Raiz da ICP-Brasil (AC-Raiz) – Credencia, audita e fiscaliza entidades da ICPBrasil. Assina seu próprio certificado e os certificados das ACs imediatamente subordinadas. Atua também como EAT na Rede de Carimbo do Tempo ICP-Brasil.

Entidade de Auditoria do Tempo (EAT) - É a AC-Raiz da ICP-Brasil, que utiliza Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SASs), ligados a um relógio atômico e a partir deles realiza as atividades de auditoria e sincronismo dos Servidores de Carimbo do tempo (SCTs), instalados nas ACTs.

Autoridade Certificadora (AC) - Emite, renova ou revoga certificados digitais de outras ACs ou de titulares finais. Emite e publica LCR. Na estrutura de carimbo do tempo da ICPBrasil, emite os certificados digitais usados nos equipamentos das ACTs e da EAT e emite ainda os demais certificados utilizados nos processos relacionados aos carimbos do tempo.

Observatório Nacional (ON) – Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), integrante do Sistema Nacional de Metrologia (SINMETRO). O ON é o responsável legal pela geração, conservação e disseminação da Hora Legal do Brasil.

Prestador de Serviços de Suporte (PSS) - Entidade contratada pela ACT para realizar todas ou parte das atividades previstas na sua Declaração de Práticas de Carimbo do tempo. A ACT, mesmo utilizando-se de um PSS para executar suas atividades, é responsável pelos serviços por ele executados. Os PSSs classificam-se em três categorias, conforme o tipo de atividade prestada.

Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) - Entidade na qual os usuários de serviços de carimbo do tempo (isto é, os subscritores e as terceiras partes) confiam para emitir carimbos do tempo. A ACT tem a responsabilidade geral pelo fornecimento do carimbo do tempo.

Subscritor ou Cliente - Pessoa física ou jurídica que solicita os serviços de uma Autoridade de Carimbo do Tempo implícita ou explicitamente concordando com os termos mediante os quais o serviço é oferecido.

<!-- [if gte mso 9]> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" Name="Dark List A